-
Arquitetos: Desnivel Arquitectos
- Área: 227 m²
- Ano: 2013
Em um terreno de 220m² (5m de frente x 4m de fundo) localizado ao norte da cidade de Merida, foi projetada essa habitação unifamiliar.
Para a elaboração do projeto foram levadas em contas duas limitante, ambas resolvidas através de propostas de distribuição e fachadas. A primeira seria como projetar uma casa em um espaço tão estreito, separando as áreas comuns dos espaços privados de modo que ambos tivessem uma boa ventilação. A segunda era como proteger os espaços do sol, sabendo que o terreno conta com uma orientação leste – oeste, a menos privilegiada ao se projetar.
O programa arquitetônico resume-se em um estacionamento para dois carros, banheiro de visitas, área de serviço com banheiro, sala de estar, sala de jantar, cozinha e terraço coberto no térreo.
No pavimento superior encontra-se o dormitório principal, com vista para o jardim, que abriga banheiro e closet. Há também um quarto de hóspedes com banheiro e closet, além de um espaço aberto decorado com plantas, dedicado à pintura, descanso e leitura - tudo isso a pedido do cliente.
Os dormitórios estão situados nos 2 extremos, gerando cômodos com pé-direito duplo e boa ventilação. O tratamento de fachada foi o mesmo na fachada principal e na posterior, um desenho de jardineiras e madeiras horizontais, promovendo a circulação de ar e protegendo o máximo possível do sol e do calor.
Ao posicionar os dormitórios no segundo pavimento, o térreo fica totalmente livre e sem muros intermediários, com um jardim interior que dá vida e iluminação natural aos espaços gerados pelo projeto.
Dentre os revestimentos usados, predomina o cimento polido no acabamento dos muros, que quando combinado ao teto branco, dão altura e amplitude ao espaço.
No piso do pavimento térreo é usado porcelanato, devido a sua fácil limpeza e durabilidade. O acabamento do ladrilho de adobe usado na parede da cozinha gera harmonia entre a área verde e o aço de cancelaria preta, que remetem aos lofts de cidades grandes e edifícios antigos. No pavimento superior o piso é de madeira clara, dando um ar aconchegante à área privada.
Tudo foi desenhado minuciosamente, utilizando diversos revestimentos de forma a criar uma atmosfera leve na casa.
As portas de todos os acessos vão do chão ao teto, dando continuidade ao conceito de amplitude e pé direito duplo sobre a cozinha e sala de jantar, influenciando de forma significativa nas visuais do espaço.
Foi planejado um conceito de modernidade utilizando diversos elementos, evitando reduzir a casa a um simples minimalismo.